Incêndio no Piódão leva à ativação do Plano Municipal de Emergência em Arganil

Incêndio no Piódão leva à ativação do Plano Municipal de Emergência em Arganil
A Câmara Municipal de Arganil ativou esta quarta-feira, 13 de agosto, às 09h00, o Plano Municipal de Emergência e Proteção Civil devido ao incêndio rural que deflagrou na Freguesia do Piódão e que está a colocar em perigo populações e bens no concelho.
A decisão, tomada pelo presidente da autarquia, Luís Paulo Carreira Fonseca da Costa, surge no contexto da situação de alerta nacional que vigora entre 3 e 15 de agosto e que se agravou nas últimas horas na região Centro. O fogo, iniciado na manhã de hoje, apresenta potencial de propagação e está a afetar várias aldeias, levando ao corte de acessos e à evacuação preventiva de localidades como Chãs de Égua, Sobral Gordo, Sobral Magro e parte do Piódão.

No edital, a autarquia sublinha que a situação “tenderá a agravar-se” e apela à população para que adote todas as medidas possíveis para garantir a sua segurança e a salvaguarda dos bens.

O despacho foi comunicado à Comissão Municipal de Proteção Civil, forças de segurança, bombeiros, autoridades de saúde, juntas de freguesia e municípios vizinhos, sendo também divulgado nos meios de comunicação social e no site institucional do município.

O incêndio mobiliza vários meios terrestres e aéreos, com as equipas de combate a focarem-se na proteção das aldeias e no corte de linhas de avanço do fogo. O pavilhão gimnodesportivo de Côja está preparado para acolher desalojados.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

BENAVENTE: um Militar da GNR morreu e outro ficou ferido com gravidade e uma mulher com ferimentos ligeros

Acidente mortal na EN269 em Algoz volta a expor perigosidade da via

Motociclista morre em colisão no IC2, em Alenquer